AUDIÇÕES BÁTEGA
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AUDIÇÕES BÁTEGA 〰️
BÁTEGA /2026
Maio-Junho de 2026, Praia da Adiça ● portal de recursos
BÁTEGA é um espetáculo de teatro apresentado no mar. Em cena, quatro humanos tentam uma vida normal.
BÁTEGA pertence à Trilogia Azul, uma série de espetáculos com o mar, o céu e o horizonte como ponto de partida. Será, por um lado, um jogo com a impossibilidade de se construir um espetáculo no oceano e, por outro, um tratado da cegueira humana perante o dilúvio.
Uma criação de Sílvio Vieira, em colaboração com Daniela Leitão e Rafael dos Santos.
direção artística e de projeto, dramaturgia Sílvio Vieira
direção de produção Daniela Leitão
cenografia e desenho de capa Rafael dos Santos
cocriação e interpretação Anabela Ribeiro, Catarina Rabaça e intérpretes a definir em audição
figurinos Marine Sigaut
engenheiro de segurança Fernando Rodrigues
nadadora-salvadora Mariana do Ó
previsões meteorológicas IBERMETEO
produção outro
apoios República Portuguesa | Cultura, Juventude e Desporto, Fundação GDA, Polo Cultural Gaivotas | Boavista
residência artística Cineteatro Louletano
agradecimentos Tânia Guerreiro
Rafael dos Santos, Onda 1, pastel seco, lápis de cor e incisões sobre papel de arroz, 21 x 29,7 cm, 2025
Faz sentido salientar, primeiramente, dois elementos do projeto anterior — ZÉNITE, coprodução com o Teatro Nacional D. Maria II — que ficam para a posteridade e que são estruturantes para BÁTEGA:
O Teatro Zénite, uma plateia móvel de 35 blocos de cimento construída no âmbito de ZÉNITE (2024), a partir do entulho das obras do TNDMII, e que pretendemos deslocar parcialmente até à costa atlântica em 2026 para a realização de BÁTEGA. Permanece fortemente simbólica a ideia de trazer às costas um Teatro de cimento.
O questionário Perguntas para o teatro mais inexperiente do mundo, ao qual responderam mais de 300 pessoas de todo o território nacional, com hábitos culturais e desejos para um teatro do futuro, e cujo tratamento informa alguns dos aspetos mais relevantes deste projeto.
Do questionário feito no âmbito de ZÉNITE¹, ao qual responderam 300 pessoas de todo o país, retirámos três valiosas conclusões que assumimos como baluartes para o projeto BÁTEGA.
A maioria dos participantes:
Destaca a importância de um teatro experimental, inovador, sustentável e acessível.
Considera que o teatro não deve ser apenas um recinto para espetáculos, mas um espaço vivo dentro da comunidade.
Vê no teatro um lugar de reflexão e transformação social, mais do que de entretenimento.
¹ uma análise mais profunda das respostas a este questionário fará parte de uma edição impressa com diversos materiais da trilogia ARENA-EQUADOR-ZÉNITE.
GÉNESE
Foi a partir destes elementos, e seguindo um desejo que tem orientado a atividade da estrutura — o de desafiar o modelo convencional de criação e apresentação de espetáculos —, que surgiu BÁTEGA, um espetáculo que tem o oceano como palco da ação teatral. Concretamente, faremos uso das dificuldades técnicas previstas (acústicas, elétricas, entre outras que hão de surgir), explorando livremente as linguagens não verbais como o teatro físico, o circo ou a dança.
É impossível separar a criação dos nossos espetáculos da produção criativa que os sustenta. Criar para o exterior, aprendemos, é encorajar a transformação que o espaço traz a todos os domínios do fazer teatral. Não pretendemos trazer o interior de um teatro para o exterior. Devemos, antes, e como escreve Jazmín Beirak, “tirar a cultura dos seus lugares habituais”. Perseguimos ideias experimentais e diferenciadoras, por acreditarmos que abrem espaço à investigação e inovação para um outro teatro, nos domínios da estética/linguagem, método e possibilidade.